21/02/2016

Menor de 18 anos pode ter cartão ?

Olá pessoal, hoje venho esclarecer uma dúvida muito frequente entre nós menores de idade que desejamos desde já ser independentes. É possível ter cartão tendo menos de 18 anos ? Sim, é possível. Mas somente cartão de débito, ou seja, você só compra coisas com ele se tiver dinheiro na sua conta poupança ou corrente. É como comprar no dinheiro, não se parcela a compra, se paga a vista só que com cartão. O cartão de crédito sim só pode ser adquerido ao completar 18 anos de idade.
Há um tempo atrás me surgiu esta dúvida e vontade de ter algo no meu nome, pesquisei muito e encontrei um blog em que uma menina explicava como ela fez seu cartão no banco Itaú, como foi recebida pela agência e do que ela precisou para efetuar o cartão. Bom, vou contar minha experiência a vocês com o banco do Brasil.
Fui até o Banco do Brasil com a minha mãe, que no caso é minha responsável, e abri uma conta Teen ( conta jovem) que é poupança e corrente vinculada. Precisei assinar vários papéis, e minha mãe também. Todo mês o banco cobra uma quantia para manter sua conta, e caso você não pague poderá sujar o seu nome e o do seu responsável, mesmo você sendo de menor. Mas não se preocupe, a quantia é baixa, no meu caso será cobrado $10,00 e pouco por mês. 
E pronto, fiz minha senha e escolhi como quero meu nome impresso no cartão. Fiz uma senha para utilizar no site do banco. Esperei 15 dias para receber o cartão em minha residência. Assim que o cartão chegou precisei ir ao caixa eletrônico do Banco do Brasil para desbloqueá-lo e pronto, já posso fazer depósitos, saques, retirar extratos, movimentar minha conta. É simples, mas também é um grande passo para a responsabilidade !

Você também pode ser filiado ( aliado) de alguém, ou seja, quando seu responsável for fazer cartão em algum lugar ele autoriza você a usar  outro cartão no nome dele. Exemplo : Uso um cartão no nome do meu pai na Riachuelo, ele tem o cartão dele e eu tenho o meu no nome dele. 
Várias lojas dão esta oportunidade, mas caso você não pague sua conta o nome do seu responsável suja, vai para o SPC. Por isso é preciso muita responsabilidade para adquirir um cartão, seja de débito ou crédito. 

Ajudei você ? Comente caso ainda tenha duvidas ! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário